Postado dia dezembro 18, 2018 por Web4 Comunicação
Uma pesquisa da Rizzo Franchise mostra que são abertas, por dia, 25 franquias de diferentes formatos. Apesar toda essa pujança é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de optar pelo modelo ou manter a empresa do jeito que está.
O sócio da consultoria Goakira, especializada em análise de franquias, José Carlos Fugice, afirma que é preciso antes de mais nada entender o mercado de franquias e identificar se a empresa tem perfil para ser replicada nesse formato.
“Primeiramente, o empreendedor precisa ter conhecimento, tanto operacional quanto estratégico para passar ao futuro franqueado. Achar que vai franquear uma ideia sem testar é muito arriscado.
Além disso, é preciso entender como se dá a viabilidade atual do negócio. Pois, muitas vezes ele é viável em uma estrutura própria, mas quando se coloca o franqueado na jogada, acaba sendo inviável”, ensina o consultor.
Uma das empresas que se decidiu pelo franchising após 60 anos atuando em multimarcas foi a Primícia, do segmento de malas de viagem. A primeira franquia foi aberta em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
“Resolvemos antes testar a venda direta aos consumidores, que pediam mais presença da marca em diversas localidades do país. Então, testamos nosso próprio canal de varejo, com as lojas próprias. Depois, com a abertura de dez unidades no país, resolvemos abrir a primeira franquia”, diz Roberto Postel, diretor-superintendente da Primícia. A meta para este ano é abrir mais cinco lojas e outras 21 unidades franqueadas em 2014.
A rede de pizzarias Domino’s, segue em ritmo expansão para o Norte e Nordeste, além do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, interior de São Paulo e Distrito Federal. No Rio de Janeiro, a prioridade são os bairros da Zona Norte da cidade e a Baixada Fluminense. Porque o objetivo é consolidar a marca e chegar a novos mercados.
O Grupo Ornatus apresentou na feira da ABF, no Rio, o modelo de quiosques. Além de espaço em academias e hospitais, querem atingir postos de gasolina e empresas.
A rede de franquias Toca do Biscoito lança um novo modelo de negócio para shoppings e galerias comerciais. As lojas de vão de 30 a 45 metros quadrados e o investimento de R$ 100 mil. Gerenciado pela holding grupo Albero, pretende ampliar o faturamento em 50% esse ano.
As vending machines invadem o mercado de franquias. Fabricante desse tipo de máquina, a QAB Vending Machines foi apresentar as novidades da empresa, que tem agora a opção de um leitor de cartão de crédito, durante a Rio Franchising Business.
A microfranquia das máquinas, a partir de R$ 15 mil, permite a instalação em empresas, bares, boates, academias, escolas e hospitais. Além disso, dependendo do produto, o fabricante fornece a reposição dos itens.
Fonte:Brasil Econômico – (http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/plano-de-negocios-a-hora-certa-da-franquia_136194.html)
Postado por Goakira Consultoria