Microfranquias são ótimas apostas para 2019

← Voltar para o Blog

Balanço consolidado da ABF de 2018 mostra que modelo teve ótimo crescimento e apresentas os segmentos que mais evoluíram confirmando crescimento de 7,1%

Postado dia março 5, 2019 por


Balanço consolidado da ABF de 2018 mostra que modelo teve ótimo crescimento e apresentas os segmentos que mais evoluíram confirmando crescimento de 7,1%

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou em seu balanço consolidado referente ao ano passado crescimento positivo do setor, dentro das expectativas da instituição, que fechou 2018 com alta 7,1%, ante a 2017, e com receita total R$ 174.843 bilhões no período.

Segundo o balanço, os segmentos de Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Serviços e Outros Negócios, Casa e Construção e Comunicação, Informática e Eletrônicos foram aquele que tiveram melhor desempenho. Além disso, mostrou crescimento de 5,2% em unidades e de 1,1% em redes. E, outro número importante, foi o número de redes com modelo de microfranquia, que cresce 8%, com destaque para as marcas tradicionais desenvolvendo modelos de custo mais baixo.

De acordo com a própria entidade, alguns elementos como a queda da inflação e da Selic, a melhoria dos índices de confiança tanto de consumidores como dos empresários, a retomada da expansão e os investimentos em inovação foram decisivos no impulsionamento desse crescimento. Além do mais, a alta de 8,2% na receita das redes de franquias no 4º trimestre de 2018, tiveram impacto pela Black Friday e pelo Natal.

O presidente da ABF, André Friedheim, disse que os números mostram a forte relevância dos princípios fundamentais que norteiam o trabalho do setor, especialmente em períodos de retração econômica. “Vimos que 2018, marcado inclusive pela greve dos caminhoneiros e grande instabilidade política, foi um ano ainda desafiador para a economia brasileira e não foi diferente para o franchising. Para manter resultados positivos, as empresas franqueadoras fizeram valer ainda mais o trabalho em rede, que possibilita, por exemplo, ganhos em escala, buscaram inovar, investindo em novos formatos, produtos e serviços, trabalharam duro e puderam colher os frutos com o encerramento do ano”.

Empregos

Um dos pontos positivos desta alta do setor, e que merece destaque, foi para quem procura emprego. O franchising foi favorecido no aumento das contratações pela retomada do movimento de expansão das redes e, também, pela a reforma trabalhista, implementada pelo governo federal em 2018.

Em relação a 2017, foi registrada alta de 8,8% no número de vagas abertas, resultado que fez com que o número de trabalhadores diretos no setor chegasse a aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. “Acreditamos que, se implementadas as reformas da previdência e tributária e houver a desoneração da folha de pagamentos, os diversos setores da economia brasileira e, especificamente o franchising, irão acelerar ainda mais suas contratações”, afirma André

“No final do ano, constatamos que houve um aumento da contratação de trabalhadores pelo regime temporário e intermitente para atender a demanda do comércio e de serviços, o que refletiu positivamente na geração de empregos no setor de franquias”, afirma a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas.

× Olá