Postado dia fevereiro 6, 2019 por Web4 Comunicação
A microfranquia aposta em inovações por crescimento sustentável e análise criteriosa de novo franqueado com seleção do perfil de empreendedores
Um dos temas mais comentados nos últimos dias no segmento do franchising é o importante crescimento do setor, mesmo diante das estabilidades política e econômica do Brasil no último ano.
Muitas redes de franquias sentiram o fator positivo do mercado e expandiram junto com o segmento e, uma das empresas que obteve ótimo resultados e entrou o ano de 2019 com muito otimismo é Ginástica do Cérebro, rede de treinamento cognitivo. A empresa fechou 2018 com 22 unidades e com previsão de mais 35 novas operações até o final deste ano.
Para a CEO da Ginástica do Cérebro, Nadia Benitez, o crescimento da rede tem se dado de forma moderada, porém de forma calculada e sólida. “Sempre procuramos analisar bem o perfil de cada franqueado e entender as expectativas, além de saber qual é o foco do investidor que nos procura. Não acreditamos em expansão por expansão, procuramos pessoas que tenham sinergia com nosso negócio e que estejam dispostas a pagar o preço do crescimento sem desistir no primeiro obstáculo, porque sabemos que empreender no Brasil é árduo”, disse.
Muitos empreendedores têm buscado a rede para investimento por se tratar de uma microfranquia, com baixo investimento e implementação simplificada e, tanto por isso também, que a Ginástica do Cérebro tem feito análises criteriosas dos interessados, mesmo que já tenham o investimento do capital inicial em mãos. Este é um dos pontos principais para o crescimento com solidez da marca.
Nádia esclarece que essa iniciativa tem feito com que os franqueados que estão ingressando na rede estejam mais preparados e entendam os detalhes sobre o funcionamento da rede. “Mesmo aqueles que possuem o investimento, muitas vezes, se mostram despreparados, em uma conversa inicial, para ter seu próprio negócio e por essa razão, nós como franqueadores, conseguimos demonstrar a necessidade de amadurecer melhor a ideia. Eles precisam entender, por exemplo, que mesmo no caso de uma franquia, o ponto de equilíbrio não vem no primeiro mês”.
Outro ponto para o sólido crescimento da empresa, como conta a Benitez, é o investimento em inovação e atualização. “Em 2018 apostamos alto na inovação de todo o material pedagógico e, também, com foco para atender uma nova demanda que tem crescido no Brasil, o da terceira idade. Agora temos o material direcionado para pessoas acima de 60 anos”, completa a CEO.