Postado dia fevereiro 5, 2019 por Web4 Comunicação
Além do número de unidades em operação que cresceu, internacionalização de marcas vem aumentando exponencialmente.
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) apresentou os resultados de 2018 do setor e as projeções para 2019. Além do total de unidades em operação que avançou 5%, a entidade espera que o crescimento do segmento fique entre 8% e 10%, neste ano.
A entidade mostra que a evolução de 7% do setor no ano passado tem relação direta, principalmente, com a melhora do cenário econômico do Brasil e com a definição do quadro político. Além disso, houve aumento nos empregos diretos de 8%, ou seja, 1,3 milhão de trabalhadores que foram empregados no franchising.
O número de unidades também expandiu e teve crescimento de 5%, assim como a quantidade de novas marcas que apresentou progresso de 1%.
“Houve uma recuperação perceptível das vendas no varejo e especificamente no franchising neste último trimestre, somada a um sentimento de maior otimismo refletido na elevação da bolsa e em outros indicadores. Apesar de termos enfrentado um ano ainda desafiador, marcado pela greve dos caminhoneiros e altos e baixos na economia, o setor colocou à prova seus fundamentos básicos, como o trabalho em rede, os ganhos de escala e as redes, de forma geral, procuraram manter o foco em inovação, aportando tecnologia às suas operações e investindo em novos formatos”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.
Os números apresentados já eram esperados pela entidade, conforme afirmou a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas. “Os dados projetados estão dentro da expectativa da entidade e vale destacar que houve resultados positivos principalmente nos segmentos ligados a serviços administrativos, lazer e hotelaria. O segmento de alimentação, um dos mais tradicionais, mostrou resiliência e contribuiu com este desempenho do setor”, disse.
Para 2019, a expectativa da ABF também é muito positiva, já que a projeção de faturamento do setor de franquias está entre 8% e 10%.
“As expectativas dos franqueadores para 2019 são positivas. O clima de otimismo observado no País com o início do novo governo e as possíveis medidas para estimular o crescimento econômico, incluindo a implantação das reformas da previdência e fiscal, favorecerão a retomada dos investimentos e o crescimento do franchising. Nossa expectativa é que o franchising volte a crescer na casa dos dois dígitos e que o setor possa ser a principal referência de um consumidor mais empoderado”, afirma o presidente da ABF.
Internacionalização
Segundo o estudo já são 145 marcas que possuem operação em 114 países, sendo que os mais representativos são os segmentos de Moda (com 35 marcas), Saúde, Beleza e Bem-Estar (com 25 marcas) e Alimentação (com 22 marcas). Entre os países que mais possuem marcar brasileira de franquias estão os Estados Unidos, Portugal e Paraguai, com 59, 34 3 32 redes, respectivamente.
E, sobre marcas estrangeiras com operação no Brasil, a ABF registrou 190 redes, vindas de 24 países, sendo os EUA, Portugal e Espanha, os três países que amis importam suas marcas para o País. São 79 marcas norte-americanas, 22 portuguesas e 13 espanholas.